segunda-feira, 20 de abril de 2009

- " F E L I Z D I A D O Í N D I O .


Bom primeiramente esse post é em homenagem ao dia do índio 19/04, desses guerreiros.
Fico honrada em poder falar deles e decepcionada com atitudes de pessoas etnocentriscas que não respeitam o modo de viver desse povo e seu lugar.

A expressão povo indígena, literalmente "originário de determinado país, região ou localidade; nativo", é muito ampla, abrange povos muito diferentes espalhados por todo o mundo.

Antes da chegada dos europeus à América havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Só no Brasil chegava 5 milhões de nativos, aproximadamente,divididos em tribos, de acordo com o tronco lingüístico ao qual pertenciam: tupi-guaranis (região do litoral), macro-jê ou tapuias (região do Planalto Central), aruaques (Amazônia) e caraíbas (Amazônia).

Hoje de acordo com a FUNAI vivem em aldeias 512 mil, distribuídas em 225 etniascom 180 línguas dferentes.

Possuem uma sociedade de subsistência, e uma relação baseada em regras sociais,religiosas e coletividade. A pintura é sempre presente e marca forte eacreditam principalmente nos poderes da natureza,possuem um líder chamado pajé.

Hoje no Brasil eles já conquistaram um estatuto especial, áreas de proteção e muitas associações,oragnizações que buscam a defesa de seus direitos.

Exemplo de tribos existentes são: Xingu, Kayapó, Guarani Kaiowá,Bororo, Apinajé e entre muitos outros exemplos de força e raça.

Assim termino esse post demonstrando a minha adimiração por esse povo guerreiro, natural e únicos. (:

http://pib.socioambiental.org/ - TUDO sobre as tribos brasileiras.

FELIZ DIA DO ÍNDIO ;D


Nenhum comentário:

Postar um comentário